A 18ª edição do Canto Moleque da Canção Nativa terminou no último domingo, dia 9. Na ocasião, foram conhecidos os grandes vencedores do evento em 2011.
O festival, realizado em Candiota, mais uma vez comprovou ser um verdadeiro berço de jovens talentos da música tradicionalista. Ao todo, 56 músicos (de até 24 anos de idade) subiram ao palco do Ginásio de Dario Lassance – local das apresentações – e emocionaram o público presente.
Avaliação
Para a comissão organizadora, a edição foi positiva por diversos fatores. “A integração de pessoas de várias partes do Estado engrandece este nosso evento que, com certeza, é um palco de estímulo da música tradicionalista gaúcha às futuras gerações”, as estruturas disponibilizadas atenderam todas as expectativas, desde o atendimento ao público até garantia de boas apresentações aos artistas. “A cada ano buscamos evoluir e trazer mais qualidade à este nosso festival”, salientou.
Responsável por um dos shows artísticos trazidos ao palco na sexta-feira, primeiro dia do Canto Moleque, o músico Ângelo Franco – durante sua apresentação – relatou que “vivo por muitos festivais e posso afirmar que não existe nenhum mais importante que este”. Ainda, como ele acrescentou: “aqui, temos um manancial de novos talentos. É uma festa de defesa dos valores da cultura e da música tradicionalista gaúcha”.
Progresso
Desenvolvido desde 1993, o Canto Moleque iniciou reunindo, primeiramente, músicos do município. Com o passar dos anos, e com a amplitude que atingiu, o evento também abriu as portas para talentos de outros cantos do Estado e do país.
Nesta edição, representantes de 17 cidades marcaram presença. Além dos 56 candidatos que subiram ao palco – após triagem da Comissão Julgadora –, mais de cem haviam efetuado inscrições.
Talentos de casa
Das seis categorias avaliadas do festival, o título de duas ficaram com candiotentes. Foram os casos de Felipe de Oliveira Lopes, no Juvenil Masculino, e de Priscila Olave Rodrigues, no Especial Feminino.
Vencedores
Após a avaliação do júri, foram definidos e premiados os melhores desta edição do Canto Moleque. Além as categorias avaliadas, também foram premiados: o Melhor Grupo Instrumental (Mariano Reis Filho, de Santana do Livramento); Grupo Melhor Caravterizado (Márcio Costa, de Bagé); Destaque (Cássio Castilhos, de Porto Alegre); e Melhor Instrumentista (Guilherme Castilhos, de Porto Alegre).
A lista completa dos vencedores pode ser conferida pela internet, emwww.cantomoleque.com.br – e no arquivo em anexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário