Entrega ocorreu na manhã de sexta-feira
O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, oficializou, na manhã de sexta-feira, dia 23, o repasse de 23 casas populares para famílias carentes do município. A entrega das chaves das moradias ocorreu junto ao empreendimento, construído no bairro Dario Lassance, próximo ao acesso da Companhia Riograndense de Mineração (CRM).
A solenidade contou com a presença das famílias beneficiadas, membros do executivo e do legislativo municipal, representantes de lideranças políticas e empresariais, além da comunidade local.
Como destacou Folador, durante o ato, o repasse das moradias atende uma política nacional de garantir à população a conquista da casa própria. “Em nosso município mesmo temos uma demanda muito grande no quesito habitacional. Assim como estamos fazendo hoje, pretendemos, em breve, viabilizar novos projetos habitacionais. Temos algumas propostas em estágio avançado, as quais devem começar a serem construídas já no próximo ano”, comentou o prefeito, ao frisar que “esta não é uma conquista da prefeitura, mas do município de Candiota para os seus moradores”.
O projeto
O investimento total da obra foi de R$ 410 mil, entre verbas obtidas junto ao Governo Federal, através do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), e contrapartida da Prefeitura Municipal. Neste processo, a liberação dos valores da União foi gestionada pelo deputado federal Afonso Hamm.
Cada uma das unidades habitacionais é composta por sala, cozinha, banheiro e um quarto. Os beneficiados não terão que arcar com nenhum custo para assumir a titularidade do imóvel.
Presente no encontro, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Chagler Zandavalli, evidenciou a importância da data do repasse. “Acredito que, talvez, não houvesse dia melhor para entregarmos estas casas. É um verdadeiro e importante presente de natal para todas estas famílias”, disse. Ainda, em sua fala, ele apontou que “conquistas como estas só acontecem quando existem projetos concretos. A Prefeitura de Candiota tem se destacado na região pela quantidade de projetos que nos apresenta”.
O sonho da casa própria realizado
Casada e com três filhos, Gabriela Munhoz, de 24 anos, comemorou a realização do sonho da casa própria. Ela conta que morava, até então, em um espaço de duas peças, alugado, com toda a família. “É um kitnet. Houve ocasiões em que praticamente todo o salário era utilizado para pagar o aluguel. Isto que acontece hoje é um sonho”, comentou. Sobre as expectativas, Gabriela diz que o momento é de preparar a casa com dedicação. “Quero ajeitar tudo para garantir conforto a minha família. Para o futuro, desejo saúde e muito trabalho”, concluiu.
Comemoração
Após a cerimônia de entrega das chaves dos imóveis, houve um momento de confraternização, onde cada beneficiado também foi contemplado com um presente para utilizar em sua nova casa. E para comemorar, todos se reuniram em um abraço coletivo encerrando a emocionando solenidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário