sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Municípios da Metade Sul debatem o desenvolvimento da região em Candiota

Folador  no Seminario
Representantes de diversos municípios da Metade Sul do Rio Grande do Sul, lideranças políticas estaduais e federais, e integrantes de instituições de pesquisa participaram, na quinta-feira, dia 29, de um seminário para discutir estratégias de desenvolvimento econômico e social para a região. O principal objetivo foi garantir soluções para localidades com presença de ações de agricultura familiar e assentamentos.
Responsável por sediar o encontro, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, ressaltou a necessidade de estabelecerem-se políticas públicas que garantam mecanismos para o fortalecimento da infraestrutura da região.
Diagnóstico atual
Logo no início da atividade, foi apresentado um diagnóstico da atual situação da região, elaborado pela Comissão Organizadora do Seminário. A pesquisa foi executada por integrantes da Chrenor, Emater e Embrapa. Dentre os itens apresentados pelo agrônomo da Chrenor, Claudionor Cardoso de Almeida, uma série de demandas consideradas essenciais e de potencialidades.
Entre as necessidades, foram apontados assuntos como melhorias no setor de abastecimento de água, de energia elétrica e de acessibilidade por meio de estradas. Conforme Almeida, um ponto fundamental diz respeito ao crédito diferenciado para os meios de produção. “Isto viabiliza as economias locais e beneficia economias regionais, como produtores de leite e quilombolas”, apontou. Para o agrônomo, este modelo de crédito deve levar em conta não apenas a produção, mas também questões como a comercialização do produto, o transporte, o armazenamento e, se necessário, seu beneficiamento.
Já entre as potencialidades, pontos como a riqueza cultural, a biodiversidade, a capacidade em geração de energias limpas e de setores de produção como pecuária e fruticultura foram enaltecidos.
A importância do Seminário
Como salientou o deputado federal Dionilso Marcon, um dos idealizadores do encontro, o seminário serviu, primeiramente, para ouvir as entidades e prefeitos sobre as principais necessidades da região. “A partir deste evento, buscaremos proporcionar melhorias de uma maneira ágil junto às esferas governamentais”, comentou. Ainda, sobre a atividade, o parlamentar salientou que a maciça presença de representantes da União e do Estado demonstra o interesse de ambas as governanças em atender as demandas que surgirem.
O coordenador de Relações Internacionais do Governo do Estado, Tarson Nuñez, afirmou que o seminário - realizado no CTG Batalha do Seival - marca a integração com as ações promovidas pela União e reforça o compromisso do Estado com a reforma agrária e a agricultura familiar. "O objetivo desta gestão é promover um desenvolvimento mais equilibrado, menos desigual, com um projeto articulado com o Ministério da Integração Nacional", definiu. 
Unificação do discurso regional
Presente no ato, o prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes, avaliou que é “fundamental, urgente e necessário que as lideranças regionais unifiquem uma posição pela nossa região. Este encontro serve para unificar este discurso”.
De acordo com sua avaliação, se não houver uma política diferenciada, por parte da União e do Estado, com tratamento especial e que induza à competitividade, a Metade Sul não terá forças para acompanhar o desenvolvimento do restante do RS e do país. “Agora, quando aos instrumentos necessários para que isto ocorra, ainda temos que conversar”, citou.
Encaminhamentos
Após a realização dos debates entre os presentes, quatro propostas tiveram seu parecer aprovado e serão encaminhadas. A primeira diz respeito a criação de uma Agência Regional de Desenvolvimento Econômico e Social. Tal iniciativa garantirá, por exemplo, mais inclusão aos movimentos sociais na busca de políticas públicas específicas e mais agilidade na busca de recursos junto ao Governo Federal, na medida em que deve ser contemplada diretamente pelo orçamento da União.
Ainda dentro das ações que serão trabalhadas estão: a formação de um grupo de trabalho interdisciplinar e interministerial; a inclusão da região no programa federal Água para Todos; e a apresentação, por parte da Bancada Gaúcha, junto ao Ministério de Integração Nacional, de uma emenda parlamentar no valor aproximado de R$ 100 milhões, para a Metade Sul do Estado – já para o Orçamento de 2012 – para a execução de projetos de infraestrutura.
Avaliação
Para o prefeito de Candiota, o Seminário teve um caráter  positivo, “na medida em que, efetivamente, definiu ações a serem executadas vislumbrando melhorias reais para a Metade Sul”. Segundo Folador, a integração entre as instituições, sindicatos, movimentos sociais e lideranças também atestou um parecer de qualidade ao ato.

Ex-governadores garantem apoio à inclusão do carvão mineral nos leilões de energia

Comitiva de Candiota

Na última quarta-feira, dia 28, uma comitiva formada defensores da inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5 – que o Governo federal realiza em dezembro deste ano – estiveram em Porto Alegre, para buscar apoio junto aos ex-governadores do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra e Alceu Collares.
O grupo foi composto pelo prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, pelo prefeito de Butiá, Paulo Machado, bem como vereadores dos dois municípios, e pelo presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Wagner Lopes, e do presidente do Sindicato da Região Carbonífera, Oniro Camilo. Também integraram a comitiva os representantes da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), por meio do presidente Elifas Simas, do superintendente administrativo, Oxcilei  Duarte de Quadros, e da chefe de gabinete da presidência, Rochele Chananeco.
O ex-governador Olívio Dutra disse que não só apoia a causa como está  junto “na defesa dessa importante riqueza gaúcha”.  Por sua vez, Collares se comprometeu em buscar contato com a presidenta Dilma Rousseff para tentar reverter a portaria que excluiu o carvão dos leilões – publicada em agosto, no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério de Minas e Energia.
Novas manifestações
Depois de promoverem grandes manifestações em defesa da causa nos municípios de Candiota e Minas do Leão, de entrarem nas pautas das Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e de realizarem um protesto em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, os defensores do carvão mineral projetam novos atos em prol da inclusão das usinas com base nesta matéria-prima nos leilões de energia.

Prefeitura executa serviço de melhoria na rede de esgoto da Vila Operária

Funcionários da obras

Nesta semana, a Prefeitura de Candiota realizou um importante serviço para a melhoria do sistema de esgoto na Vila Operária. Durante este período, a equipe do Departamento de Saneamento reformou as caixas de inspeção, onde foi refeita da rede de coleta de esgoto.
Segundo o coordenador do setor, Márcio Lopes, este procedimento vai garantir um melhor fluxo do esgoto. “Este trabalho dependia de uma máquina escavadeira específica para ser executado, em função da profundidade das caixas de inspeção”, explicou. Ainda, conforme Lopes, esta era uma demanda de, no mínimo, sete anos.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fichas de inscrição para o Candiotense de Futebol de Campo serão disponibilizadas na sexta-feira

Na última terça-feira, dia 28, uma reunião com dirigentes das equipes de futebol de campo de Candiota foi realizada no Centro Administrativo. O motivo do encontro foi definir os últimos detalhes referentes ao Campeonato Municipal da modalidade de 2011.
Como relata o coordenador do Departamento de Esportes do município, Valdenir de Almeida (Preto), as fichas de inscrições para a competição serão liberadas a partir da próxima sexta-feira, dia 30. “As inscrições vão até dia 10 de outubro”, informou.
Para esta edição, que deve iniciar na segunda quinzena de outubro, cerca de seis equipes devem participar do certame. A competição é dividida nas categorias Juvenil (para menores de 15 anos), Veteranos (maiores de 35 anos – com inscrição de, no máximo, dois atletas de 34), Suplentes e Titulares (maiores de 15 anos).
As partidas serão disputadas em três campos do município: do João Emílio, do Grêmio Esportivo Candiota e da Associação de Moradores da Vila Operária (AMVO).

Prefeitura de Candiota realiza Semana do Idoso


Quarta-feira foi dedicada à promoção de práticas esportivas
Desde o último sábado, dia 24, a Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, realiza a Semana do Idoso. Na quarta-feira, dia 28, as atividades propostas culminaram com a realização da 2ª Olimpíada dos Idosos, no Ginásio de Dario Lassance.
Na oportunidade, cerca de 20 idosos, divididos em três equipes, integraram uma competição de voleibol. A meta foi estimular a prática esportiva do grupo.
Para Santina Gaspareto, de 67 anos, “essa iniciativa da Prefeitura está sendo muito útil para nós idosos. É sempre bom ter uma atividade para se dedicar”, avaliou. O mesmo pensamento é compartilhado pela colega de grupo Naomi Nagano, de 74 anos. Segundo ela, “essas atividades servem de incentivo para nós idosos, pois não podemos ficar parados. Eu sempre participo”, comentou.
Mais atividades
A Semana terá sequência com mais duas atividades. Na quinta-feira, a partir das 8h30, acontece palestra sobre o Mal de Alzheimer, com a enfermeira Dagimar Pozzer, no Clube de Mães “Mãe Cleci”. Já na sexta-feira, será realizado o Baile da Melhor Idade, a partir das 15h, no The Ambient.
Conforme Rosauria Grecco Castaneda, coordenadora do projeto Saber Viver – que desenvolve ações com a comunidade da Terceira Idade em Candiota –, o principal objetivo da Semana é proporcionar lazer para os idosos, estimulando-os para atividades saudáveis.

Iniciam as aulas do programa “Cerâmica para Todos”



Lançado de forma oficial na segunda-feira, dia 26, o programa “Cerâmica para Todos” iniciou, efetivamente, na quarta-feira, dia 28, suas atividades em Candiota. Na data, começaram a serem ministradas as aulas do primeiro módulo de capacitação.
Como explica uma das oficineiras responsáveis, Sandra Mara Brito, a capacitação acontecerá quatro dias por semana, sendo quatro horas por aula, sempre com turmas diferentes. “Nesta etapa, proporcionamos um primeiro contato dos participantes com a argila (material utilizado no processo)”, destacou.
Este primeiro módulo tem previsão de duração de cerca de dois meses e beneficia, no momento, um total de 41 pessoas inscritas no programa. Após sua conclusão, novos módulos serão realizados. As aulas são ministradas por duas oficineiras e acontecem na Incubadora Empresarial, em Dario Lassance.
O “Cerâmica para Todos” é uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Candiota, Caixa Econômica Federal (CEF), Associação Candiotense de Incentivo à Arte e a Cultura (ACIAC) e o SEBRAE/RS.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Obra de asfaltamento do anel viário da Vila Operária chega à fase final


Pavimentação já foi concluída

Iniciada no mês de junho, a obra de pavimentação asfáltica do anel de entorno da Vila Operária, em Candiota, já está em fase final. O trecho atendido possui uma área de 17 mil metros quadrados e contempla as ruas um (1), 33 e 14. O investimento no serviço foi superior a R$ 1,3 milhão.
Segundo o engenheiro da Prefeitura, Marcelo Vaz Leal, a parte de asfaltamento já foi terminada. “Agora os trabalhos estão concentrados na instalação de meios fios, em concreto pré-moldado, e sinalização de trânsito”, informou. Ele aponta que, este processo, deve ser concluído em até 60 dias.
Na primeira fase dos trabalhos, foram executadas a drenagem pluvial das ruas, a preparação da base e a compactação para, então, ser colocada a manta asfáltica.
A obra integra uma lista de serviços viabilizados com recursos próprios do Governo Municipal na ordem de R$ 3 milhões. Entre outras ações, também realizadas neste processo, estão as reformas na pavimentação asfáltica da avenida 24 de Março, em Dario Lassance, e de vias da vila Residencial. 

Candiota sedia Seminário da Metade Sul na quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 29, o município de Candiota sedia o Seminário da Metade Sul Pró Constituição da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico. A atividade inicia às 9h30 e acontece no CTG Batalha do Seival, na Vila Operária.
O tema do encontro será “Agricultura Familiar como Estratégia de Desenvolvimento Social e Econômico”. Como salienta o prefeito do município, Luiz Carlos Folador, “a meta será debater políticas públicas de infraestrutura para a região e identificar possíveis potencialidades”. Ele adianta que uma das propostas que devem ser apresentadas trata da criação de um grupo de trabalho interministerial. "Este GT deverá atuar de forma permanente na discussão e elaboração dessas políticas", informou.
Para a atividade, estão convidadas lideranças de todos os municípios da Metade Sul, e das esferas de governo estadual e federal, além de representantes sindicais, de cooperativas, e de instituições de pesquisa.
Programação:
9h30 – Solenidade de Abertura;
10h – Apresentação do Diagnóstico Regional;
11h30 – Apresentação de Proposições;
12h30 – Almoço;
13h30 – Plenária de Debate;
15h – Encaminhamentos;
16h – Encerramento.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Organização realiza triagem de inscritos e define shows do 18º Canto Moleque de Candiota56 candidatos subirão ao palco do festival


comissão julgadora
No último domingo, dia 25, foi realizada a triagem dos inscritos no 18º Canto Moleque da Canção Nativa, que acontece de 7 a 9 de outubro em Candiota. A atividade ocorreu no Hotel Ritter, em Porto Alegre, e teve, na Comissão Julgadora, o intérprete Marcelo Oliveira, o instrumentista Léo Pereira Filho, e o músico e compositor Marco Araújo.Como relatou o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Gil Deison Pereira, um total de 56 candidatos foram habilitados para se apresentarem no festival. A triagem selecionou os inscritos por categoria – Masculino e Feminino – Mirim (até 13 anos), Juvenil (14 a 17) e Especial (18 a 24). “Nossas expectativas são as melhores possíveis para esta edição. Tivemos mais de cem inscritos, todos com elevada qualidade artística”, salientou Pereira. Ele destacou, ainda, que “tivemos uma Comissão Julgadora formada por nomes renomados da música tradicionalista. Isto é importante, pois atesta a garantia de boas apresentações para o público”.Já na segunda-feira, dia 26, a Comissão Organizadora realizou a separação das apresentações por ordem de dia e horário. Durante o Canto Moleque, 50% dos participantes de cada categoria se apresentam na sexta-feira, dia 7 de outubro, e os 50% restantes no sábado, dia 8. Os cinco melhores de cada categoria voltam ao palco no domingo, dia 9, quando serão definidos os vencedores.Palco gaúchoPara esta edição, o palco do Canto Moleque será uma verdadeira confraternização gaúcha. Representantes de 17 cidades do Rio Grande do Sul vão se apresentar. Além de Candiota, jovens artistas de Santa Maria, Santana do Livramento, Quaraí, São Gabriel, Bagé, Porto Alegre, Rosário do Sul, Guaíba, Gravataí, Ivoti, São Leopoldo, Dom Pedrito, Sapucaia do Sul, Lavras do Sul, Pedro Osório e Pelotas também estarão no palco.Para o secretário, o festival configura-se como um berço de novos talentos. “Para nós, também é um orgulho vermos jovens aqui do município subindo no palco. Este ano, serão oito, dos quais quatro sobem ao palco pela primeira vez”, enalteceu, ao mesmo tempo em que comentou que “acredito que isto demonstra que os investimentos que fazemos, desde a formação destes artistas, possibilitando capacitações, até a disponibilização de espaços para divulgação de seus trabalhos, como é o caso do Canto Moleque, estão dando resultados positivos”.Shows com Tchê Guri e Mano LimaFora as apresentações dos concorrentes do festival, também foram definidos os shows que serão executados durante o 18º Canto Moleque. Na abertura, dia 7, os trabalhos iniciam com o músico Davi Covalesky e serão concluídos com o show baile do grupo Tchê Guri.Já no sábado, o público poderá prestigiar a apresentação de Jackson Alexandre Barreto e o show do renomado músico tradicionalista Mano Lima. Por fim, no domingo, as atividades serão encerradas com a cantora Deise Veiga.

Campeonato de Futsal do PEGA realiza 3ª rodada

No último sábado, dia 24, foi disputada a 3ª rodada do Campeonato de Futsal do projeto PEGA (Pequeno Grande Atleta) de Candiota. Um total de cinco jogos foram realizados no Ginásio de Dario Lassance. A competição reúne atletas de sete a 13 anos de idade, meninos e meninas, em três categorias.Pela categoria Fraldinha, que reúne crianças de sete a oito anos, a AEJE goleou o Residencial por 12 a 0. No Pré-Mirim (nove a 10 anos), dois jogos foram realizados. No feminino – única disputa no gênero realizada no dia –, o Garra Jovem passou pelo Residencial por 3 a 2. Já no masculino, o Residencial venceu o AEJE por 6 a 0.Por fim, no Mirim (11 a 13 anos), a AEJE A perdeu por 3 a 12 para o Residencial, enquanto o Garra Jovem fez 21 a 0 no AEJE B.

Folador participa de agenda com ex-governadores em defesa do carvão mineral

Nesta quarta-feira, dia 28, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, integra a comitiva pró-carvão mineral em encontro com os ex-governadores do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra e Alceu Collares.Ambas as atividades acontecem em Porto Alegre. Pela manhã, às 10h, o ato será com Olívio Dutra e, à tarde, às 16h, com Alceu Collares. Segundo Folador, a meta é reforçar o apoio à inclusão das usinas a carvão mineral nos leilões de energia A -5, do Governo Federal, que acontecem em dezembro.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vitória é o grande campeão do Candiotense de Futsal 2011

Time também venceu nos juvenis
No último sábado, dia 24, um público de quase mil pessoas acompanharam a disputa das finais do Campeonato Municipal de Futsal 2011 de Candiota. As partidas, realizadas no Ginásio de Dario Lassance, definiram os campeões nas categorias Juvenil, Veterano, Prata e Ouro.
Campanha 100%
Os confrontos iniciaram pelos juvenis. Na oportunidade, o Vitória fez uma bela apresentação e passou pelo Brooklyn por 6 a 3. A equipe comemorou o título e o 100% de aproveitamento na competição.
juvenil- Vitoria

Goleada nos veteranos
Na categoria de Veteranos, a grande final foi marcada pela superioridade do Simca (Sindicato dos Municipários de Candiota). A equipe encarou o Benfica e goleou. Fez 8 a 1, em mais uma noite de destaque do goleador da categoria Juliano Corrêa.
veterano- SIMCA

Virada na Prata
Pela Taça Prata, Industrial e Reciclagem fizeram uma partida digna de equipes que frequentarão a série Ouro em 2012. Depois de iniciar vencendo por 2 a 0, o Industrial permitiu a virada no placar. Ao final, o Reciclagem fechou o jogo em 6 a 2.
Prata- Reciclagem

Taça Ouro é decidida nos pênaltis
Como não podia deixar de ser, a Taça Ouro, principal categoria do certame, foi decidida no detalhe. O time da João Emílio começou com tudo e abriu 3 a 0 no primeiro tempo. Na segunda etapa, porém, o Vitória conseguiu virar o placar para 4 a 3. Mesmo assim, no último minuto, a João Emílio conseguiu o empate e encaminhou a decisão para os pênaltis.
Nas penalidades, então, o Vitória garantiu o título ao vencer por 4 a 1. A equipe levantou a taça e deu a volta olímpica de campeão.
T. Ouro- Vitoria

volta olímpica do Vitoria

Parabéns aos grandes campeões do futsal de Candiota, e obrigado pela participação de todas as equipes, torcida, enfim todos que de uma forma ou outra participaram do  nosso campeonato e que nos ajudaram a realizar um dos maiores campeonatos da região, muito obrigado, e aos amantes do futsal fica o convite para todos os sábados a partir das 15 horas esta sendo realizado um campeonato para crianças de 07 a 13 anos com mais de 200 crianças participando, e vem ai o  campeonato de futebol de campo, previsto para o inicio na segunda quinzena de outubro, nesta terça feira (27) ja temos a primeira reunião com os dirigentes das equipes.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MAIS UMA RODADA DO PEGA NESSE SÁBADO

Adicionar legenda
Nesse sábado acontece mais uma rodada do PEGA- Pequeno Grande Atleta no ginásio municipal de Dario Lassance, na oportunidade jogam pelo feminino Garra Jovem contra o Residencial, na categoria Fraldinha, pré mirim e mirim enfrentam-se AEJE contra o Residencial, e na categoria mirim jogam AEJE  B contra o Garra Jovem.Vale lembrar que a João Emilio tem duas categorias Mirim (A e B).

CANDIOTA CONHECE OS FINALISTAS DO FUTSAL 2011

Aconteceu nesta quinta (22) a segunda semifinal do campeonato municipal de Candiota, com jogos emocionantes nas quatro categorias.No primeiro jogo da noite pela categoria juvenil jogaram Brooklyn e Manda Brasa e empataram em 3 a 3, o empate servia para o Brooklyn que faz a final sábado contra o Vitória.
juvenil- Brooklyn


  No segundo jogo da noite enfrentaram-se pela categoria veteranos o Santos contra o SIMCA, esse ultimo levou a melhor e aplicou 7 a 5 e vai para a final contra a equipe do Benfica, conhecida como PAPA TITULO pois ganhou os últimos 5 campeonatos e agora vai para o EXA, se espera uma grande final nessa categoria.
veterano- SIMCA


 No terceiro jogo da noite jogaram pela taça de Prata Garra Jovem contra a jovem equipe do Reciclagem, que não deu a minima chance para o experiente time do Garra Jovem e goleou fazendo 5 a 2 e garantiu o passaporte para a Taça de Ouro do ano que vem, e faz a final contra o Industrial.
prata- Reciclagem


 E no ultimo jogo da noite pela taça de Ouro a João Emilio garantiu o favoritismo e jogou e convenceu, aplicou 5 a 2 na equipe do Vila Operaria-AFCEE, e faz a final contra o Vitória.
As finais do futsal Candiotense acontece nesse sábado apartir das 19 horas no Ginasio de Dario Lassance.
ouro- João Emilio



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Candiotense de Futsal tem seus primeiros finalistas

Segunda etapa das semifinais acontece nesta quinta-feira
Na noite de quarta-feira, dia 21, foram disputados os confrontos de abertura das semifinais do Campeonato Municipal de Futsal de Candiota. Os jogos, realizados no Ginásio de Dario Lassance, definiram os primeiros finalistas da competição.
Nos Juvenis, o Vitória foi o primeiro classificado para a grande final. Jogou bem e venceu o SEVA por 7 a 6 em uma das partidas mais emocionantes da noite.
Juvenil- Vitória

Pelos Veteranos, o Benfica que precisava vencer o jogo saiu perdendo e virou o placar fez 3 a 2 no Padaria Doce Pão. O Benfica, que venceu as últimas cinco edições da categoria, luta para conquistar o hexacampeonato.
Veterano- Benfica

Na categoria Prata, o Industrial saiu perdendo por 3 a 0, mas virou o jogo e bateu o Pinheiro por 6 a 5. Com isto, a equipe garantiu passaporte para a disputa da série Ouro no ano que vem. As duas melhores equipes sobem de divisão.
Prata- Industrial

Por fim, na Taça Ouro, o Vitória fez uma boa apresentação e superou o SEVA por 5 a 2. Agora, a equipe aguarda Vila Operária ou João Emílio para o jogo que vai definir o principal campeão do certame.
Ouro- Vitoria

Nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 19h, serão definidos os demais classificados para a final. Na ocasião, acontecem os seguintes confrontos: Brooklyn x Manda Brasa (Juvenil); Santos x Simca (Veteranos); Garra Jovem x Reciclagem (Prata); e Vila Operária x João Emílio (Ouro).
A disputa das finais está prevista para ocorrer no próximo sábado, dia 24 de setembro. Na ocasião, serão conhecidos os campeões da edição 2011 da competição.

Folador articula realização de seminário com municípios da Metade Sul em Candiota

Evento busca criar mecanismos para desenvolvimento da região
O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, participou, na quarta-feira, dia 21, de uma reunião no Ministério de Integração Nacional (MIN), em Brasília. O objetivo foi preparar a realização de um seminário em Candiota onde devem participar representantes de todos os municípios da Metade Sul do RS.
Conforme o prefeito, o evento a ser realizado no município tem como objetivo debater políticas públicas de infraestrutura e de atividades produtivas para as cidades onde existem atividades de Agricultura Familiar, de assentados da reforma agrária e de comunidades quilombolas. “Queremos, com este grande encontro, criar mecanismos que viabilizem ações em prol do desenvolvimento da Metade Sul do Estado”, resumiu.
O encontro foi realizado com o secretário de Desenvolvimento Regional do MIN, Sérgio Castro, e com a diretora de convênios e contratos do Ministério, Cláudia Mendes. A atividade ainda teve a presença do deputado federal Dionilso Marcon (PT/RS) – um dos articuladores do evento em Candiota.
O Seminário está previsto para ocorrer no próximo dia 29 de setembro, a partir das 9h30, no CTG Batalha do Seival, no interior do município. A expectativa é que lideranças políticas de todas as esferas governamentais, bem como integrantes de entidades sindicais e instituições de pesquisa estejam presentes.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Homenagem a Severino Rudes Moreira


Além de lembrar e contar um pouco da história do Rio Grande do Sul, os desfiles temáticos reservaram espaço para homenagear personalidades de destaque. Em Candiota, o CTG Batalha do Seival, junto com o Piquete Garrão de Potro, destacou o nome de um candiotense: o compositor, escritor e poeta Severino Rudes Moreira.
A atividade contou com a participação do homenageado, que desfilou em um dos carros alegóricos levados à avenida. O desfile foi eleito como vencedor desta edição da Semana Farroupilha.
Entre as apresentações temáticas ainda foram destacados temas como o cavalo e sua utilização no Rio Grande do Sul, o surgimento da Chama Crioula, o ciclo do Charque no Estado, a história de Anita Garibaldi, e as batalhas da Revolução Farroupilha.

Show de encerramento
Após os desfiles, público ainda pode prestigiar um show especial com o músico Elton Saldanha. A atividade foi realizada, à noite, no Ginásio Municipal de Dario Lassance.