No último sábado, dia 10, o marco da Batalha do Seival, localizado às margens da BR-293, foi o ponto de início das comemorações da Semana Farroupilha em Candiota. No local, um grupo de cavalarianos chegou pela manhã, da cidade de Minas do Leão, carregando a centelha da Chama Crioula – a qual foi buscada na cidade de São Jerônimo.
A cerimônia de reverência à histórica batalha foi acompanhada pelo prefeito municipal, Luiz Carlos Folador, e pelo secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Gil Deison Pereira.
Acendimento da chama
Já no domingo, dia 11, foi realizado o ato de acendimento da Chama Crioula no Centro de Eventos de Seival Antônio de Souza Neto. Um público estimado de 400 pessoas prestigiou a atividade – que contou com a apresentação de artistas locais, mateada e recepção aos cavalarianos e participantes da 21ª Cavalgada da Integração, além de show do grupo Sonido Del Alma Gaucha.
“É uma oportunidade para ver de perto a cultura do campo, conhecer mais e cultuar as tradições do nosso Estado”, salientou Pereira. O secretário destacou, também, as boas expectativas para as atividades desta edição da Semana. “Tivemos um bom público em Seival, durante o acendimento da chama, o que proporcionou uma boa integração entre tradicionalistas e comunidade. Agora, esperamos que todos participem das ações previstas na programação. Em especial, no dia 14 e no dia 20”, adiantou.
A abertura oficial da Semana Farroupilha de Candiota acontece nesta quarta-feira, dia 14, em solenidade agendada para ocorrer, às 14h, no Centro de Eventos de Seival. A atividade terá um momento cívico com a distribuição da chama para as entidades tradicionalistas do município. Para este dia, está programado, ainda, show com o grupo “Os Serranos”, às 22h, no Ginásio de Dario Lassance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário