Comitiva de Candiota |
Na última quarta-feira, dia 28, uma comitiva formada defensores da inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A-5 – que o Governo federal realiza em dezembro deste ano – estiveram em Porto Alegre, para buscar apoio junto aos ex-governadores do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra e Alceu Collares.
O grupo foi composto pelo prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, pelo prefeito de Butiá, Paulo Machado, bem como vereadores dos dois municípios, e pelo presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Wagner Lopes, e do presidente do Sindicato da Região Carbonífera, Oniro Camilo. Também integraram a comitiva os representantes da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), por meio do presidente Elifas Simas, do superintendente administrativo, Oxcilei Duarte de Quadros, e da chefe de gabinete da presidência, Rochele Chananeco.
O ex-governador Olívio Dutra disse que não só apoia a causa como está junto “na defesa dessa importante riqueza gaúcha”. Por sua vez, Collares se comprometeu em buscar contato com a presidenta Dilma Rousseff para tentar reverter a portaria que excluiu o carvão dos leilões – publicada em agosto, no Diário Oficial da União (DOU), pelo Ministério de Minas e Energia.
Novas manifestações
Depois de promoverem grandes manifestações em defesa da causa nos municípios de Candiota e Minas do Leão, de entrarem nas pautas das Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e de realizarem um protesto em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, os defensores do carvão mineral projetam novos atos em prol da inclusão das usinas com base nesta matéria-prima nos leilões de energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário