sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Candiota inaugura SAMU

Serviço garantirá atendimento de urgência 24 horas à população


O município de Candiota inaugurou, na sexta-feira, dia 09, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O serviço, inédito até então na cidade, funcionará com uma ambulância de atendimento básico de plantão. A meta será reduzir o número de óbitos, o tempo de internação hospitalar e as possíveis sequelas da falta de atendimento.
A equipe de trabalho será composta por seis técnicos em Enfermagem, cinco condutores e um Enfermeiro responsável. Os atendimentos serão executados 24 horas por dia.
Além da ambulância, o serviço conta com um espaço para a instalação dos funcionários. O local é próximo à Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy, na rua Pedro Coromberck, nº 135, na Vila Residencial.
O secretário de Saúde, Ancelmo Camillo, salienta que esta será uma ferramenta importante para o atendimento da comunidade candiotense. “Acredito que o SAMU completa mais uma etapa do processo de desenvolvimento do setor de saúde de Candiota”, avaliou.
O prefeito municipal, Luiz Carlos Folador, enalteceu que a atual gestão tem como objetivo o investimento contínuo na área de saúde. “Vamos melhorando as estruturas, construindo novos espaços e proporcionando serviços que antes não eram executados. Além disto, buscamos capacitar nossas equipes para garantir, assim, um trabalho cada vez com maior qualidade”, destacou.
O atendimento
Regulamentado pelo Governo Federal, o SAMU atende pelo telefone 192 (gratuito). As ligações feitas de Candiota serão atendidas por um telefonista na Central de Regulação, sediada em Bagé.
Após identificada a emergência, o médico regulador inicia o diagnóstico da situação. O próprio paciente, ou quem executa a chamada, recebe as primeiras orientações.  Depois de feita a avaliação, o médico orienta a pessoa a procurar um posto de saúde (se necessário) e designa a ambulância com um técnico em Enfermagem e Socorrista para o atendimento.
Como o sistema funciona em rede, o próprio médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos garantindo, assim, a continuidade do atendimento.
A enfermeira responsável pelo serviço no município, Larissa Einhardt, explica que sempre que um atendimento for executado pelo SAMU o atendido será encaminhado para o Pronto Atendimento de Candiota. “A ambulância remove a vítima até o Pronto Atendimento onde ocorre o primeiro contato médico. Aqui é avaliada a necessidade de transporte para outro município”, detalhou ao lembrar que o veículo da Samu não fará viagens intermunicipais. “Ela atende somente o perímetro urbano do município, com o intuito de agilizar o procedimento do primeiro atendimento”, salientou.

Um comentário:

Anônimo disse...

E ainda falam do Folador, quando tiver um prefeito que faça a metade que ele ta fazendo, me indique,governaram candiota quase 20 anos e o que fiseram?